Shambhala Logo /ressources/finished_sub/sub_clouds5.jpg








 

Dorje Kasung

 

Princípio do Protetor

Os ensinamentos do mandala de Shambhala são apresentados dentro de um container de despertar. A manutenção deste container é referida frequentemente como o princípio do protetor. Dentro do mandala, o princípio da prática dos protetores é compartihada entre todos, mas é particularmente associada aos Dorje Kasung.

O Dorje Kasung é modelado na tradição antiga dos protetores do dharma. Seus membros são treinados para proteger o espaço em que os praticantes podem ouvir e praticar os ensinamentos. A proteção se estende ao professor que apresenta os ensinamentos, aos ensinamentos em si e à comunidade que os pratica.

Isto pode se manifestar em funções simples como por exemplo o "gatekeeper", o qual protege a entrada da sala de meditação permitindo que a sessão transcorra com segurança e tranquilidade. Funções mais elaboradas, como o planejamento e execução do transporte de Rinpoches e Lamas e controle de multidões durante grandes eventos também são feitas pelos Dorje Kasung. Além disso, os Kasung podem escolher especializar-se intervenção psicológica ou física durante situações de crise, segurança pessoal ou patrimonial, ou serviço pessoal aos detentores de linhagem.

O treinamento ao qual os Dorje Kasung se submetem fortalece sua capacidade de trabalhar com situações alteradas ou caóticas (de nossas mentes ou no nosso entorno) e permite encontrar maneiras não-agressivas para solucionar conflitos.

O termo Dorje Kasung significa indestrutível (Dorje) comando (Ka) protetor (sung). Indestrutível refere-se á indestrutibilidade do espaço - completa vastidão - que não pode ser destruído ou derrotado. Ka ou comando refere-se aos ensinamentos da linhagem que apresenta a verdade das coisas como elas são e á possibilidade de estabelecer a sociedade iluminada.

O mote do Dorje Kasung é "Vitória sobre a Guerra". Guerra representa o esforço dos três venenos identificados pelo Buda: paixão, agressão e ignorância. Vitória é vislumbrar estes venenos e encontrá-los adiante na forma de insights e compaixão.

Como parte de sua prática, os Dorje Kasung usam uniformes para comunicar:

  • Deleite nas disciplinas de não-ego e simplicidade;
  • Servir aos outros estando presente e disponível para ajudar;
  • Compromisso com o contínuo caminho de despertar a si próprio e o ambiente e manifestar cuidado, dignidade, atenção e consciência.

 

Se você tiver interesse em aprender mais sobre os Dorje Kasung, entre em contato com a Rusung Ana Luiza Villela. 

 

Kasung website: www.kasung.org (página de login)


learn to meditate relax be friendly do not wait in ambush

Home  Shambhala  Budismo  Meditação  Mestres  Comunidade  Programação & Eventos  Membros 

Centro Shambhala de Meditação de São Paulo
Rua José Antonio Coelho, 460 - Vila Mariana - 04011-061 Sao Paulo
Como chegar no Centro Shambhala de Meditação de São Paulo
telefone : 11 3596-3792
EMAIL :